CONTROLE DA SAÚDE NO CANTEIRO - LITORAL E INTERIOR
O projeto promoveu a saúde integral no canteiro por meio de ações voltadas ao bem-estar físico, nutricional e emocional. Inovou com sessões de ginástica laboral, avaliações por bioimpedância e campanhas temáticas de saúde. Ao humanizar o ambiente com áreas de vivência acolhedoras e café da manhã preparado no local, fortaleceu vínculos afetivos e elevou o engajamento da equipe.
O Programa Saúde em Foco implementou ações integradas de prevenção, monitoramento e suporte psicossocial no canteiro de obras. As inovações incluíram prontuário digital individualizado, treinamentos gamificados, ergonomia de campo e atendimento psicológico contínuo. Houve redução significativa de afastamentos por LER/DORT, aumento do engajamento dos colaboradores e fortalecimento da cultura de saúde, resultando em maior produtividade e bem-estar.
CONTROLE DA SAÚDE NO CANTEIRO - REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
Case: Atendimento Assistencial e Tratamento de Dores, Inflamações e Feridas.
No canteiro de obras, onde cada esforço conta, a AGIS levou cuidado e tecnologia para quem mais precisa. Foram 232 sessões com 65 colaboradores; 58 voltaram ao trabalho com menos dor e mais movimento. O tratamento imediato reduziu afastamentos e mostrou que saúde e dignidade podem — e devem — estar ao alcance de todos.
CONTROLE DE RISCOS NO CANTEIRO - LITORAL E INTERIOR
A obra do Templo de Ribeirão Preto, da Afonso França, consolida práticas inovadoras em gestão de segurança, unindo tecnologia, bem-estar e prevenção. O case apresenta acesso biométrico facial, plataforma digital de inspeções, permissões de Trabalho, aferição de saúde em atividades críticas, organização de espaços como a “Vila dos Empreiteiros”, que proporcionam apoio e lazer aos colaboradores. O case reafirma a Afonso França como uma referência em engenharia, inovação, segurança e preocupação com o meio ambiente.
CONTROLE DE RISCOS NO CANTEIRO - REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
GERENCIAMENTO AMBIENTAL NO CANTEIRO E SEU ENTORNO - LITORAL E INTERIOR
GERENCIAMENTO AMBIENTAL NO CANTEIRO E SEU ENTORNO - REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
Transformamos o canteiro e seu entorno em um ecossistema de inovação ambiental, com ações como coleta seletiva, reuso de água, compostagem, uso de lâmpadas ecológicas, coleta de óleo de cozinha e tampinhas. Mais que reduzir impactos, promovemos uma cultura sustentável que engaja equipes, inspira a comunidade e eleva o padrão ambiental na construção civil.
A obra identificou a oportunidade de segregar corretamente resíduos, que antes eram coletados pela coleta seletiva e enviados a aterros. Os resíduos orgânicos passaram a gerar adubo, os recicláveis vão a cooperativas e os inertes seguem para incineração, gerando energia. A ação promove correta segregação, conscientização, cultura sustentável, evita ocupação indevida de aterros e gera compensação de CO₂.
MELHORES PRÁTICAS DE ESG - LITORAL E INTERIOR
MELHORES PRÁTICAS DE ESG - REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
Programa “Mulheres na Obra” A presença feminina no setor da construção civil tem crescido de maneira significativa ao longo dos últimos anos.
Os aspectos inovadores são muitos, mas, sem dúvida, destaco a determinação, a garra, a força e a dedicação dessas mulheres. Mesmo diante de tantas dificuldades, elas encontram na construção civil não apenas um trabalho, mas uma nova oportunidade de vida.
A obra identificou a oportunidade de segregar corretamente resíduos, que antes eram coletados pela coleta seletiva e enviados a aterros. Os resíduos orgânicos passaram a gerar adubo, os recicláveis vão a cooperativas e os inertes seguem para incineração, gerando energia. A ação promove correta segregação, conscientização, cultura sustentável, evita ocupação indevida de aterros e gera compensação de CO₂.
TRABALHADOR(A) MODELO
A sinaleira de amarração de carga é responsável por orientar o operador de guindaste durante a movimentação de materiais, garantindo que a carga seja içada, transportada e posicionada com segurança. Ela sinaliza corretamente as manobras, verifica a fixação das amarrações e assegura que não haja riscos para os trabalhadores nem danos à carga.
PROFISSIONAL DE SESMT – DESTAQUE
PROFISSIONAL DE RH – DESTAQUE
PERSONALIDADE DO ANO